O ano de 2016 é especial para a Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Há 120 anos era oficializada a primeira congregação em território nacional, situada em Gaspar Alto (zona rural da cidade de Gaspar/SC).
No dia 23 de março de 1896 dez famílias, batizadas um ano antes pelo pastor Francisco Westphal, decidiram construir uma igreja para congregarem e convidarem outros para aprenderem sobre a mensagem bíblica recém descoberta. Ontem, 23 de abril, uma grande celebração no mesmo local, olhou com alegria pelo passado de fé e projetou um futuro esperançoso. “Hoje é um dia especial porque olhamos para o passado com gratidão, mas também olhamos para o futuro com a certeza de que estamos no caminho certo para irmos para o céu”, comenta o pastor Apolo Abrascio, líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia no centro sul de Santa Catarina.
O dia foi de homenagens aos representantes das dez famílias pioneiras, sendo chamadas uma a uma, e também aos pastores ainda vivos que liberaram a região congregacional de Gaspar Alto. “Os pioneiros eram ousados. Eles não ficavam quietos. O meu tio, por exemplo, ele vendia sua mercadoria de casa em casa e aproveitava para abrir a bíblia e falava do amor de Deus”, lembra Valdir Heck. A parte musical também foi típica, com canções na língua alemã proferidas por descendentes dos pioneiros. Ao final da programação o batismo do senhor Renato emocionou os presentes, em especial a Igreja de Gaspar Alto, que orou por 50 dias por essa decisão. A Igreja de Gaspar Alto ainda hoje está ativa.
Ela tem hoje cerca de 60 membros e mantem um museu com relíquias dos pioneiros usadas na antiga igreja (no terreno foi construída um outro templo para melhor receber a congregação). “Essa igreja é um exemplo de paixão pelo ministério. Quando a gente olha a história e vê o quão pouco eles tinham e quanto fizeram, percebemos que essa paixão os impulsiona a ir mais longe. Eles tinham uma paixão por um Deus salvador e esperamos que hoje nos inspire também”, destaca o pastor Marlinton Lopes, presidente da Igreja Adventista do Sétimo na região Sul do Brasil. No Brasil hoje são mais de 1.599.465 adventistas espalhados. Daquela congregação de dez famílias atualmente existem 16.957 igrejas ou grupos, uma mostra da chama evangelística plantada naquela dia 23 de março de 1896. “Tudo isso significa que Deus está por trás da história da igreja. Começamos pequenos, mas começamos bem, com foco na bíblia e com uma visão de missão.
Essa visão é a mesma que se mantém hoje: crescer internamente e alcançar a comunidade. O resultado é que hoje aquela semente fez do Brasil o maior país adventista do mundo”, explica o pastor Erton Kohler, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul. Testemunhos também fizeram parte da programação festiva. Ester Schilmer é bisneta do pastor Guilherme Belz, líder da congregação pioneira, e ela fala com carinho da importância da mensagem aprendida por seu bisavó: “Eu fico muito contente porque hoje eu guardo o sábado, conforme o mandamento bíblico.
Jesus vai voltar para mim e para todos nesta terra e eu estou feliz porque estou preparada para esse dia”, finaliza a senhora de 85 anos. Fonte / Notícias Adventistas